LIGUE AGORA (98)3248-2960 - SEJA UM FRANQUEADO

FRASE DO DIA:

"MAIS VALE LUTAR POR DIGNIDADE ABERTAMENTE, DO QUE SE SUBMETER A CORRUPÇÃO EM SIGILO." Autor desconhecido

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A FRAGILIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA EM CAXIAS-MA: POLÍCIA MILITAR

É inegável o esforço despendido diariamente pelos policiais militares que atuam no policiamento ostensivo repressivo no Estado do Maranhão, especial referência aos policiais de Caxias-Ma que tentam fazer um trabalho de destaque com o pouco que lhes é oferecido. Mas é perceptível e salta aos olhos, a falta de investimento dos entes públicos no aparelhamento dessa mesma polícia. Se não vejamos. O 2º BPM de Caxias-Ma que atende além de Caxias-Ma, mais algumas cidades da região leste do estado, está passando por situações constrangedoras, por algumas razões: Falta de Efetivo, Falta de Viaturas, Falta de Motocicletas, Serviço de Inteligência que condiz com a demanda da cidade, etc.
Há alguns meses, as entradas de Caxias-Ma estão desguarnecidas. O posto policial do povoado Baú na MA-034 está sem policiamento. O local, diga-se de passagem, mesmo quando estava funcionando, não oferecia as condições de salubridade para que os próprios policiais pudessem sequer permanecer no local. Outro posto da PM que está desativado é o do descanso. O posto do brejinho funciona precariamente. Policiamento reduzido é possível perceber também nos destacamentos dos povoados Nazaré do Bruno e Engenho D’água.
Na ultima quinta feira (14) o comandante do 2º BPM (Coronel Porto) foi ao programa Caxias em Opinião e foi entrevistado pelo apresentador Ricardo Rodrigues. Ele afirma que se comparado a outros Batalhões do Maranhão, o de Caxias-Ma é um dos mais aparelhados. Segundo ele, algo em torno de 46 a 49 homens fazem a segurança em Caxias diariamente. De fato, a declaração do coronel deve ser levada em consideração, mas, o que parece um número grande de policiais, não é capaz de atender a demanda. Ou seja, Caxias-Ma não possui sequer um policial por bairro. Não possui viaturas suficientes pra se fazer um policiamento comunitário, pois o número de viaturas na cidade não chega a 10.
Durante a noite, já houve ocasiões, segundo os próprios policiais que falaram à nossa equipe de reportagem, que havia somente uma viatura circulando pela cidade pra atender a grande demanda de chamadas pelo telefone: 190. Ou seja, a polícia militar precisa de investimento.
Na ultima quarta feira, uma reunião sobre segurança foi realizada em Caxias-Ma. Estavam presentes: Vice-Governador Washington Oliveira, integrantes do Governo Municipal Executivo e Legislativo, Representantes das policias: Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, Empresários, Juízes, Advogados e Sociedade Civil Organizada. A reunião foi motivada pelos constantes assaltos e mortes ocorridos em Caxias-Ma. Os telejornais locais, apenas registraram que ocorreu a reunião, mas com poucas medidas práticas para solucionar os problemas que acometem as instituições e a sociedade. Mobilização sem tomada de decisões não resolve o problema, enquanto a sensação de insegurança só aumenta. O minimamente necessário como escreveu Renato Meneses em seu blog, considerando a população de Caxias-Ma seriam pelo menos 1 policial para cada 250 pessoas, o que daria segundo suas contas 640 policiais para patrulhar os bairros da cidade.
Uma coisa é certa, não basta apenas discutir o problema, é preciso tomar medidas palpáveis e que venham surtir resultados imediatos, pois a população que paga os impostos diariamente, não quer saber das soluções verborrágicas propaladas pelas autoridades que vem e vão no corredor da polícia estadual ou municipal, mas de ações práticas para de fato reprima as ações criminosas e leve mais do que a sensação, mas a segurança de fato.
Fonte: http://45graus.com.br/a-fragilidade-da-seguranca-publica-em-caxias-ma-policia-militar,caxias,79434.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados. Agradeço a colaboração de todos.