LIGUE AGORA (98)3248-2960 - SEJA UM FRANQUEADO

FRASE DO DIA:

"MAIS VALE LUTAR POR DIGNIDADE ABERTAMENTE, DO QUE SE SUBMETER A CORRUPÇÃO EM SIGILO." Autor desconhecido

segunda-feira, 31 de maio de 2010

APENAS UMA BORBOLETA!


Pois bem, entendam as borboletas, segundo o dicionário Aurélio: “Designação comum aos insetos lepidópteros diurnos, cujas antenas são clavadas. As larvas das borboletas não tecem casulos, passando o período ninfal sob forma de crisálidas. [Sin.: panapaná, panapanã. Cf. mariposa”, podendo também ser entendido como uma pessoa inconstante volúvel, e se sonhar com uma borboleta na tradição mística da crendice popular quem aceita a contravenção jogará no bicho, que corresponde ao 4o grupo (14), que abrange as dezenas 13, 14, 15 e 16, e corresponde ao número quatro.
Agora vamos pensar nas borboletas de outra forma sem mistificar, ou querer achar significado para as palavras, quero apenas expor um pensamento através de uma metáfora sobre a liberdade e tudo de bom que pode advir dessa palavra com tantos significados, mas que poucos conhecem, não pretendo criar uma utopia contudo é mister que seja entendido como uma mensagem de paz para reflexão.
Borboletas são espécies que às vezes quando surgem as pessoas ficam desconfiadas, algumas por não compreenderem a razão de sua existência a caçam e as colocam em quadros como coleções. As borboletas vivem livres soltas, leves, voam sem compromisso e apenas deixam a alegria de sua beleza por onde passam. Muitos querem ser uma borboleta mas poucos conseguem chegar a alcançar essa dádiva que como todo dom é dado por Deus. As borboletas desejam apenas uma coisa poder voar e sentir a brisa do vento ajudar a fazer florescer a vida com o seu trabalho diário de semear o pólen. Seja viva, seja uma borboleta, ajuda a melhorar a vida das pessoas, traga alegria e principalmente semeie os sonhos, pois eles são o alimento da alma.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O QUE VOCÊ PENSA QUE É?


As pessoas vivem incógnitas! Tudo é regido por necessidades, estas que só são percebidas por cada um no seu íntimo. O que é a raiva? O que é o ódio? O que é a inveja? O que é a ambição? O que é a alegria? O que é o perdão? O que é a bondade? O que é a solidariedade? Afirmo que todos os questionamentos são palavras, e o significado a cada uma é dado por nós, seres humanos que identificamos os nossos sentimentos, como tal nos reflexos do que acreditamos ser.
A verdadeira verdade, o verdadeiro eu, só pode ser percebido por você, que acredita em suas verdades, em suas vitórias, ou, em suas decepções. É mister conhecermos a nós mesmos, antes de passarmos a observar os outros, a julgar atitudes, diferenças, sentimentos... Tudo é efêmero, a não ser a morte, para alguns, porque se o “ser” acredita na vida após a morte, em uma nova vida após transcendermos, até a morte é passageira, uma passagem para uma nova vida.
Você já percebeu que quase todos os dias passamos por pessoas que às vezes até temos uma certa convivência e não sabemos o seu nome? Observem que você não sabe quem é o seu carteiro, o jardineiro, o agente de saúde, ou, até mesmo o porteiro de seu condomínio, entre outras tantas pessoas de imensurável importância para a nossa qualidade de vida. Saiba que as pessoas percebem como são tratadas e não basta você pagar o seu dízimo, ou, fazer uma bela contribuição para uma instituição de caridade é necessário que se tome atitudes positivas, e que as intenções no sentido de ajudar o próximo sejam claras, e com o verdadeiro sentido de se tornar uma pessoa humanitária.
Mas surge novamente a pergunta. O que você pensa que é? Acredita que todo o seu esforço para alcançar um lugar ao sol vai ser compensado. Pode até ser que sim, pois todo esforço é recompensado, assim já estava escrito, porém, até onde é possível lutar sem trazer mágoas, frustrações, arrependimento para toda uma vida. É possível sonhar, crescer, desenvolver-se como um ser humano digno da palavra “humano”. Você já pensou até que ponto é humano? É mister que reflita sobre o assunto, observe as pessoas, não acredite que todas as pessoas são más em sua essência, pois essa afirmativa não é verdadeira!
Mude de atitude seja mais humano com o seu semelhante, trate as pessoas com urbanidade, atenção, não espere que apenas esse tratamento parta de todos para com você. Não percebemos o valor de um bom dia ou de um aperto de mão para com as pessoas que estão em situação de menor oportunidade para conosco, mas, tenha certeza, essas pequenas atitudes podem tornar a sua vida e de todos que você conhece bem mais agradável.
As “grifes” são nomes de outras pessoas, não representam o que você é, e sim o que outra pessoa é, ou, conquistou, gastar fortunas com roupa só para apresentar aos seus semelhantes que é melhor que eles por um motivo fútil, não é exatamente o que pode ser chamado de lógico, racional. Quantas pessoas podem ser ajudadas apenas com o valor de um “closet” de uma socialite, podem ter certeza muitas.
Somos regidos por Leis, estas emanadas do poder que delegamos aqueles eleitos para nos representar, é preciso lembrar que no “caput” do artigo 5° da Constituição da República Federativa do Brasil, encontramos: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, e a propriedade... Por isso atentem para o fato de quando tratamos as pessoas de forma desigual, com descaso, preconceitos de qualquer natureza, estamos indo contra aquilo que nos mesmos escolhemos como certo, ético e moral. Estamos cometendo um abuso a nossa própria consciência, fazendo o que é ilegal, porque vai de encontro a uma norma constitucional.
Será que aquele que dorme ao relento comendo sobras tem o direito à vida? A empregada doméstica que trabalha mais de 12 horas em uma residência de autoridades, membros do poder judiciário, enfim pessoas esclarecidas e até mesmo temente a Deus e a leis dos homens, tem direito à liberdade? As pessoas que trabalham em horário noturno e não podem estudar pelo período matutino, pois, já passaram da idade, e não é oferecida a oportunidade de aprender em todos os horários, tem direito a igualdade? Acredito que não. Então lanço novamente a pergunta. O que você pensa que é?
Com certeza após refletir sobre a sua vida pensou, chegou à conclusão que é uma pessoa especial, e que não é melhor ou pior que os seus semelhantes, mas igual, com sentimentos, valores, e oportunidades, e com certeza após refletir o que realmente está plantando para o futuro, irá tomar atitudes mais coerentes com o sentido de ser um ser humano voltado à humanidade e a fazer o bem independente de lhe trazer retorno financeiro.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CÓDIGO DE ÉTICA DA POLÍCIA MILITAR

Nesta quarta-feira que passou, 11/05/2010, estivemos em São Luis para mais uma audiência com a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Nesta audiêcnia, convocada pela Comissão de Segurança Pública, fizeram-se presentes os representantes do Governo Estadual, através da Secretaria de Administração, da Secretaria de Previdência, da Secretaria de Segurança Púbblica, do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar e do Comando da Polícia Militar. Compareceram, também, vários Deputados Estaduais que se dizem simpatizantes com as causas do militares, além de muitos militares da Capital.

A audiêcnia transcorreu de forma tranquila e em nível admirável de organização, como fora verificado por muitos acostumados em ver audiências que começam e terminam com acusações e defesas atinentes a assuntos alheios aos da pauta.

Acreditamos que a audiência fora de muito proveito para os militares pois nunca antes chegamos ao patamar em que estamos na defesa dos interesses da nossa classe.

As nossa proposta foram apresentadas de forma técnicas e com muita segurança por cada um militar que apresentou determinada proposta e as arguentações contrárias foram todas rechaçadas sem o menor esforço.

As principais prosposta que apresentamos foram as seguintes:



Proposta da criação do Código de Ética e Disciplina dos Sevidores Militares Estaduais do Maranhão, em substituição ao Regulamento Disciplinar do Exército para a PM e o CBMMA;
Proposta da criação da Carreira Única na PM e no CBMMA, onde o único meio de ascenção a essas instituições deve ser através de concurso público para soldado, com a possibilidade de chegar a Coronel;
Proposta de reorganização do quadro da PM e do CBMMA;
proposta para apreveitamento nas áreas afins daqueles com formação nas necessidades da PM e do CBMMA;
proposta de reoganização da tabela de escalonamento dos índices verticais;
proposta de Adicional Noturno.

Além das propostas acima, fizemos cobranças sobre a correção salarial, sobre a equiparação do nosso vale alimentação com o da Polícia Civil, sobre o fardamento, sobre a gratificação natalina e outras.

A Comissão marcou uma nova audiência para o dia 19/05/2010, para o Governo apresentar as possibilidade de atendimento ao que propomos.

Particularmente, acreditamos que as maiores possibilidades de sermos atendidos estão voltadas para o que se refere ao Código de Ética, já que esta proposta não onera o Estado e é um tema não pode mais ser evitado dado a condição democrática vigente; ao Adicional Noturno, que nos é garantido pela Constituição Federal e o tema se tornou um espinho na carne do Governo, ainda que a proposta seja aprovada para vigorar posteriormente; a proposta de reorganização do quadro, com novos critérios de promoção, por ser um tema que as negociações iniciaram-se no ano passado e onde já tivemos avanço com as promoção de Dezembro/2009; a proposta de reorganização da tabela de escalonamento vertical dos índices, pois assim a Governadora vai fazer diferente do Jackson Lago para garantir os votos dos militares.

Em fim, na próxima quarta-feira estaremos em São Luis para ouvirmos as contra-propostas do Governo e tentarmos um acordo, mesmo sabendo que não vamos conseguir tudo aquilo que a classe dos militares precisa, mas sabendo que temos que ir e batalhar nessa luta que, inquestionavelmente, é inifinita.

Peço aos nobres colegas que repassem esta menssagem para outros colegas


Widevandes
Vice-presidente da ARCSPMIA

quinta-feira, 13 de maio de 2010

RENOVAÇÃO NA POLICIA MILITAR


Colunas sociais destacam o que chamam de “renovação na Policia Militar”, face às promoções ao posto de Coronel de jovens oficiais. Não compartilho com tal “entusiasmo” e vejam por que.
Ingressei na PMRN em 25.02.77. Desde então, sempre investi na busca do aperfeiçoamento profissional. Paralelo aos cursos compulsórios, (CFO, CAO e CSP), concluí a custa de sacrifícios imensuráveis, duas graduações, seis pós-graduações e um Mestrado na UFRN e UERN, respectivamente. Publiquei quatro obras literárias voltadas para a área policial, onde a mais recente, Vademecum de Policia Judiciária Militar, está sendo adotada por várias corporações do país, – exceto na PMRN – como guia prático na formalização de procedimentos inquisitoriais.
Comandei Unidades Operacionais e Administrativas. Criei a Corregedoria Geral da PM em 1999, dotando aquele órgão de uma linha diretiva e pragmática, na elaboração dos instrumentos de investigação de policia judiciária militar, ainda em uso nos dias de hoje, contribuindo para que a PMRN seja considerada “referencia” para outras coirmãs nesse campo dos saberes.
O reconhecimento “extra-corporação” veio junto, mediante o recebimento de honras honoríficas da PM de Sergipe, Roraima, Amapá, Maranhão e do CBM de Alagoas, compensando, assim, a ausência de qualquer deferência por parte do atual gestor-mor da PMRN, cujo único “incentivo e motivação” dispensados ao signatário, nesses mais de três anos que está a frente do comando, é me manter como “Chefe da Corredoria”, ou seja, SEM EXERCER QUALQUER FUNÇÃO. Existe situação mais humilhante para um profissional comprometido com os fins maiores de sua instituição? Acredito que só o fato de estar há mais de 12 anos no mesmo posto hierárquico.
Nessa mesma linha de “motivação profissional”, caminham ilustres colegas igualmente competentes e comprometidos com a corporação, oficiais do nível dos Tenentes Coronéis Ítalo, Italon, Clayton, Ricardo, Luciano, Fidelis, Alves, Elias, entre outros, todos com dez anos ou mais no posto de Tenente Coronel e sem nenhuma perspectiva de ascensão ao ultimo posto, pois, assim como eu, são “veteranos”.
Ai chegam os “ventos da renovação”, capitaneados por jovens oficiais que desde o período de Aspirante, “trabalham” ao lado de padrinhos políticos, beneficiados com gordas gratificações, freqüentando cursos no exterior sem qualquer processo seletivo, sem terem a inconveniência de lidar com bandidos, viaturas danificadas, armas obsoletas, munições vencidas, instalações físicas sem conforto, almoçando diariamente “galeto”, até que se chega ao ponto de se acordar sonhando engasgado com asas e pescoço; e ainda por cima, com o direito de utilizar, abusiva e casuisticamente, do sórdido e imoral artifício de “redução de interstício” alterando a legislação nas caladas da noite para galgarem promoções, sem qualquer respeito aos colegas, e assim, com menos de dezoito anos de “serviço” chegam ao último posto, ainda jovens, com prestígio renovado com os padrinhos, gratificações incorporadas e com status de “renovadores”. É a regra atual na Polícia Militar. A única exceção está no atual Comandante do CPC, que apesar de haver atropelado várias turmas na sua meteórica ascensão hierárquica, é competente, altruísta e trabalhador incansável em prol dos interesses da corporação. Pra ele tiro o chapéu.
Noutro diapasão, a experiência, a solidez de conhecimentos técnicos, a visão social do que é ser policial, o equilíbrio de bem servir a sociedade, entre outras características conquistadas ao longo dos anos, para o atual gestor-mor da Polícia Militar, articulador da “renovação policial” de nada valem.
Felizmente essa falaciosa visão “renovista” não amplia seus poderes para outros órgãos, pois se tal ocorresse, seguramente iria substituir o Papa Bento XVI por um diácono; o Presidente do Tribunal de Justiça por um jovem estagiário de Direito e se acaso vier a substituir Lula da Silva – o que não duvido - estariam correndo riscos os notáveis Ministros Marco Aurélio, Ellen Grace, Joaquim Barbosa, Desembargadores Caio Alencar, Expedito Ferreira; Juízes brilhantes como Luiz Alberto, Cícero Martins, Virgílio Fernandes; Empresários do nível de Silvio Santos, José de Alencar, Agnelo Alves, Deladier da Cunha Lima, além de líderes incontestáveis da linhagem de Wilma de Faria, Rosalba Ciarlyne, Henrique e Carlos Eduardo Alves, Fátima Bezerra, José Agripino, Garibaldi Alves, entre outros exemplos vivos que devem ser seguidos por todos aqueles jovens que estão a se preparar para substituí-los, menos, lógico, na visão do “renovista-mor” castrense do Estado do rio Grande do Norte.
Mas ... fazer o que? Essa é a realidade nua e crua na PMRN e nós, os “veteranos incompetentes” temos mesmo é que se mancar, comprar o pijama e esperar que os “ventos da renovação” não ventem apenas em gabinetes, aeronaves ou veículos climatizados, mas que acionem as velas responsáveis pela depuração da violência incontrolável que assola a sociedade. Apesar dos pesares, e sem o menor constrangimento, pois sei do meu valor enquanto profissional, não precisando puxar saco de quem quer que seja desejo aos jovens que chegam impulsionados pelos “ventos da renovação”, pleno sucesso, alertando, entretanto, que não se deixem picar pelo veneno da prepotência, da arrogância e da falsa impressão de que o poder é eterno. José Walterler dos Santos silva. Adsumus.

josewalterler@ig.com.br.

(publicado no JH1ª ed do dia 05.01.09)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA: DEVER DO ESTADO?


A responsabilidade social das pessoas é pagar seus impostos e seguir as leis.
Depois de expropriar os empresários e os trabalhadores com impostos escorchantes ainda se quer imputar-lhe responsabilidade por alguma coisa da qual eles não são responsáveis de fato e paralelamente a culpar o indivíduo com este conceito falso de responsabilidade social se esta empurrando para a sociedade também a responsabilidade de fazer o que o Estado esta se omitindo em fazer embora receba recursos para tanto.

Logo trata-se de algo duplamente idiota, pois além de não imputar responsabilidade a quem não a tem ainda evita que se responsabilize o Estado por sua omissão, ou seja, o Estado cobra para fazer e não faz e depois vem propondo reponsabilidade social do cidadão, do empresário e sei lá mais de quem.

Cooperação entre entes é outra coisa... ela é sempre produtiva mas sobretudo não se dá mediante conceitos fraudulentos como esta "responsabilidade social" e o uso deste termo já indica a a intenção de enganar.

Ademais a conceituação de que o crime surge da falta de uma estrutura social e não da própria condição humana, natureza humana, é uma mentira já a muito derrubada tanto pela confirmação histórica como teórica.

Nos lamenta que no Brasil se retirem os instrumentos legítimos de segurança de toda a sociedade e se enfiam estas porcarias como a responsabilidade social como se fossem substitutos eficazes.

Claro que os governos sempre apoiarão isto, pois como apontado desvia-lhes a responsabilidade pela incompetência e omissão e a imputa para outro ente, mais fraco e que em geral não se pode dela defender pois não tem o repertório.

A filantropia e a caridade são valores Cristãos e são desejáveis porém não incidem nem afetam responsabilidade quanto mais social e não são nem nunca serão obrigações. Ademais, quando são usadas como cortina de fumaça para desviar a atenção à verdadeira responsabilidade então são tremendamente deletérios.

Com este besteirol revolucionário que cunha novos termos e novas pseudo-soluções está-se criando um Estado irreponsável que não se vê na obrigação de dar retorno à sociedade dos impostos que ela paga.
Em pouco tempo com esta conversa as empresas estarão tendo a incumbência de custear as polícias em suas regiões sem que o Estado faça o devido abatimento de cobranças relativas e proporcionalmente, ou seja, vão continuar combrando o que combravam se não mais e venderão a idéia de responsabilidade, social ou com outro nome, o que se tornará obrigatório, começando por inciativas e culminarão com medidas de fato que empurrarão os custos quanto a manutenção das entidades de segurança pública, controladas pelo Estado (ou alguém é inocente o suficiente para achar que o Estado Socialista que se agiganta sobre nós permitirá que saia de seu controle as forças que servirão para controlar a sociedade) para a iniciativa privada.
Atentemos ao ditado Siciliano:
"Quem protege comanda e quem comanda logo Pilha!"

Assim como certa feita, um membro deste fórum, não me lembro se diretamente aqui ou por mensagens trocadas particularmente por e-mail defendia que as empresas ao requerer a presença policial numa ocorrência tivessem que pagar o custeio do deslocamento das viaturas e do efetivo nelas empenhado, aludindo até o custeio do combustível.

Sem contar que estes incentivos se assemelham a chantagem e são uma abertura infinita a todo tipo de corrupção.
Como diz um antigo e sábio ditado:
"A mulher de César não basta ser honesta tem que parecer honesta"
e
"Quando o machado entrou na floresta as árvores por lhe verem o cabo disseram: "- Oba! Este é dos nossos"".
Em nome disto e do mais dito acho temerário nos enveredarmos nestas novidades como se fossem panacéias desconsiderando o que sabemos que funciona de fato e que não esta nem de longe sendo aplicado. Então primeiro façamos o que sabemos que funciona de fato, sejamos pragmáticos e depois feito tudo que podemos nesse sentido nos poderemos inveredar para outras práticas experimentais.

Concluindo:
Que bom, vamos estimular a filantropia e a caridade mas vamos também responsabilizar o Estado por suas obrigações e mais ... vamos exigir nossos direitos particulares quanto a segurança como a posse e porte de armas de fogo (que nos permite a legítima defesa eficaz) que nos foram retirados por estes mesmo governos que repetem responsabilidade social com um mantra a depeito do lema de nossa bandeira - Ordem E Progresso - e esperamos que tudo isto venha sem esta conversa de estelionatário que se culmina no uso de termos como responsabilidade social, politicamente correto, ou índice de fragilidade social e outras bobagens homéricas.

Usar estes argumentos e a lógica que se esta usando para fundamentar a necessidade de uma "responsabilidade social" é ofender a grande maioria das pessoas pobres, miseráveis até, que se mantém ilibadas e integras, é desonrá-las e transformar seu comportamento exemplar que é comum em atipicidade, em excessão pitoresca, apontando-o como esdrúxulo.

Traduzindo: Nada de hipocrisia, vamos dizer a verdade e prezar pela justiça.

Com bem diz Donald Humsfield:
"A fraqueza atrai a violência"
Logo são sejamos uma sociedade fraca, nem de fato - por estarmos desarmados - nem intelectualmente - por falta de argumentação e racionalidade.

E nos lembremos do pragmatismo e da velha lição ensina em:
"Quem poupa o lobo sacrifica o cordeiro".

E com temor que observamos que se quer transformar a segurança pública numa acessório da sociologia, fazendo-a de instrumento e campo de experimento para todo tipo de teoria sociológica de caráter positivista expondo a sociedade aos riscos da esquizofrenia dalguns acadêmicos sem que se aponte apra os reais riscos deste comportamento.
Sou francamente e irrestritamente favorável da cooperação privada na segurança pública porém com os instrumentos inerentes da segurança e não com instrumentos emprestados da sociologia e travestidos nos de segurança.

Embora a segurança pública seja inclumbência do Estado a integração das múltiplas seguranças particulares concomitantes numa circunscrição geográfica produzem uma acumulação que conduz ao aumento de segurança pública de fato.

Não significa que seja favorável a particulares ingerindo em campo de atuação que seja inerente a segurança pública todavia quando estes campos de atuação se intesectam - segurança pública e segurança privada - não pode haver obliteração da atuação da segurança privada escudada pela falsa argumentação e pela confusão orianda da má avaliação de que esta por ter contribuição com a segurança pública passe a ser com ela confundida e portanto querendo toma-la por ingerência misturando uma com a outra em razão da mera intersecção do campo de atuação.
Há que se manter diferenciada a intersecção dos campos (conjuntos) da interferência de uma área noutra.
Embora a segurança pública, possa e deva interferir, em razão de suas obrigações, no campo do privado, o privado não goza deste mesmo privilégio, logo, não pode interferir no que seja segurança pública sob pena de usurpação de função pública.

Guardada esta diferença fundamental e para que se evitem os estéricos que sempre vêm com o argumento da usurpação da função pública mas que de fato desejam um Estado totalitário se fizeram necessários estes esclarecimentos.

Luís Augusto Panadés - São Paulo
Fonte: http://www.forumseguranca.org.br/artigos/solucoes-privadas-para-a-seguranca-publica, em 04/05/2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

ESTUPRO VISUAL E O FIM DO MUNDO EM 2012


Como se não bastassem os espetáculos protagonizados por quadrilheiros acantonados na cidade construída pelo saudoso JK, eis que o cidadão pátrio está sendo vítima de mais uma artimanha administrada por uma corja de voyeurs, pedófilos, tarados e alienados mentais, motivados, presume-se, pela certeza da impunidade cancerígena que corroí valores, honras, dignidades, sentimentos e tantas outras qualidades que emolduram os quadros que mantém incólumes, as imagens dos nossos pais, avós e demais antepassados.
Refiro-me a mais recente “tática criminosa” adotada por esses facínoras desavergonhados, para saciar suas bestialidades, frustrações e desvios de moral, se é que algum dia tiveram, mediante o uso de Espelhos de Duas Direções.
Tais espelhos permitem que se bisbilhote a intimidade alheia e podem ser instalados em ambientes abertos ao público, tais como: hotéis, motéis, provadores de roupas, pousadas, toaletes, banheiros públicos, mansões onde seus felizes donos comemoram o recebimento de propinas guardadas em meias e cuecas importadas, saboreando whiskys single malt, vatted, grain whisky, blended, entre outros, que podem facilmente ser encontrados nas Casas de Show “Quintal II”, “Petyscão”, “Forró do Dagô” e outras do gênero.
Pois bem, os Espelhos de Duas Direções, são aqueles utilizados nesses “indispensáveis espetáculos de cultura tupiniquim”, onde destacamos a “Casa dos Artistas”, “Big Brother”, “A Fazenda” e similares, possibilitando a gravação do dia-a-dia dos participantes, sem que eles vejam a equipe de produção nem as câmaras atrás das paredes e dos espelhos.
Portanto, amigo, se você gosta de queimar a rosca, curtir pedofilia, adultério, orgias e similares, em motéis sem confiabilidade, casas de “amigos” ou até mesmo em residências alugadas para temporadas de veraneios, festinhas, lua de mel ou férias, tenha cuidado, porque de repente, poderás ser alçado ao status de “ator de filme pornô” e fazer a alegria da galera que curte o yutube vídeos, destruindo, em segundos, toda a sua história de vida, até então, tão verdadeira quanto verdadeiras são as teses de defesa apresentadas por certo gestor público que, comanda uma quadrilha que, entre outros bens públicos, administra o artificial Lago Paranoá.
Eis, pois, para sua ciência, alguns procedimentos que, apesar de não totalmente confiáveis, servem para identificar se o espelho é ou não, de duas direções. a) Toque na superfície refletiva com a ponta da unha de seu dedo; se existir um espaço entre a sua unha e a imagem dela (da unha) o espelho é genuíno. Entretanto, se a unha do seu dedo toca diretamente na imagem dela, (da unha) é um espelho de duas direções. b) Apague as luzes e aproxime o rosto do espelho e procure observar o "outro lado". Se você possui uma dessas lanternas de laser, ilumine o espelho e veja se a luz o atravessa. O espelho é confiável se a luz não atravessá-lo. c) Caso não seja possível apagar as luzes, aproxime o rosto do espelho e ponha as mãos na sobrancelha, de modo a reduzir a intensidade luminosa. Ligue a lanterninha e observe o "outro lado" do espelho e observe se enxerga alguma coisa estranha; d) Verifique se o espelho está emoldurado e se ele não se encontra fixado na parede. Se ele estiver fixado na parede ou numa divisória, veja se atrás do espelho existe espaço suficiente que possibilite a instalação de uma câmara ou a presença de uma pessoa ou algum objeto estranho.
Se, após esse “sofrimento” você perceber a não confiabilidade dos espelhos, nem tire a roupa, caia fora discretamente e ligue anônima e imediatamente para a Polícia, informando os detalhes de sua descoberta pois, seguramente, é um espelho de duas direções e isso é crime, tanto quanto o é a sua ida aquele local com uma adolescente.
Por outro lado, se após tais testes você perceber que o espelho não é “bi”, é confiável ou não está nem ai prá isso, tire a roupa, engula o Viagra, ponha em prática as suas aulas de línguas estrangeiras e seja o que deus quiser, afinal, diz meu amigo Geraldo, o mundo vai acabar em 2012, prá confirmar, é só ver o filme. Tá bem pertinho. Adsumus. José Walterler dos Santos Silva, TenCel PM. walterler@gmail.com.