LIGUE AGORA (98)3248-2960 - SEJA UM FRANQUEADO

FRASE DO DIA:

"MAIS VALE LUTAR POR DIGNIDADE ABERTAMENTE, DO QUE SE SUBMETER A CORRUPÇÃO EM SIGILO." Autor desconhecido

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Os 'anjos' que roubam o sono do coronel


Pelo pouco que conheço do comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio - o caveira 37, por ter integrado a tropa de elite - ele tem dormido mal. Oficial ficha limpa, Mário Sérgio tem tido um sono conturbado não apenas pelo volume de trabalho como CEO de uma "empresa" com cerca de 40 mil funcionários, mas sobretudo pelo estresse produzido pelo noticiário, que tem dado mais destaque a notícias de PMs envolvidos em desvios de conduta do que a própria ação dos criminosos sem farda. No mês em que completou um ano à frente da corporação, em julho, Mário Sérgio só llidou com notícias negativas, como a prisão da dupla que extorquiu dinheiro da família do atropelador que matou o filho de uma atriz da Globo e a morte do menino Wesley, de 11 anos, vítima de uma bala perdida dentro de um Ciep, durante operação da PM. Mesmo que a perícia tenha constatado que a bala assassina não partiu das armas apreendidas com os policiais, a PM é responsável por episódios em que os agentes do Estado se envolvem em escaramuças. Dos bandidos eu não espero absolutamente nada. Já da polícia espero sempre que ela respeite às leis e use a força com inteligência e sem excessos.

Além dos PMs acusados de receber propinas do pai do atropelador de Rafael Mascarenhas, a Corregedoria da PM investiga outro caso de repercussão - policiais do 18o BPM (Jacarepaguá) teriam forçado três homens a beberem água misturada com cocaína. Dois deles morreram. Há 23 dias, a Polícia Federal prendeu outros quatro policiais (três militares e um civil), acusados de vender "gatonet" e "gatovelox", sinais clandestinos de TV a cabo e internet.

Preocupado com o desvio de conduta na corporação, Mário Sérgio implementou um programa preventivo contra a corrupção policial com direito a vídeo educativo e tudo. Eu não duvido dos esforços da cúpula da Polícia Militar na ação saneadora da instituição. Desde 2007 já foram demitidos 767 PMs. Só no ano passado foram expulsos nada menos que 300 homens, quase um por dia. Mas há um buraco nesse queijo suíço que os ratos não deixam ser tapado. Ainda é baixo o índice de expulsão de oficiais e o noticiário da sinais cada vez mais alarmantes da crescente participação da elite da PM nos casos de desvio de conduta.

O caso mais recente foi revelado sábado pelo repórter Daniel Brunet, do GLOBO. Nove horas depois de interrogar os PMs denunciados por receberem propina para liberar o carro que atropelou e matou Rafael Mascarenhas, o juiz militar e capitão da PM Lauro Moura Catarino, de 33 anos, foi preso - com mais dez pessoas - furtando cabos de telefonia da Oi, na Praia de Botafogo, Zona sul do Rio. Seu parceiro é outro capitão, Marcelo Queiroz dos Anjos, de 33 anos. A quadrilha tinha também dois ex-PMs. O caso confirma que a associação entre policiais e bandidos já chegou até mesmo a integrantes do órgão encarregado de julgar os maus policiais.

Mais uma vez o comandante Mário Sérgio tentou ser rápido no gatilho e anunciou logo que abriu procedimento disciplinar para expulsar os capitães que se enrolaram nos cabos telefônicos. Só que pode mais uma vez enfrentar os meandros da burocracia estatal, que aparelham a corporação para proteger os de classes superiores, reproduzindo o modelo judicial.

Apesar de o capitão Catarino apresentar uma ficha impecável, o sistema da Auditoria Militar, assim como as corregedorias, merecem uma revisão constante de seus quadros, com lupa. A exemplo do Poder Judiciário, que por meio do Conselho Nacional de Justiça, começou finalmente a punir seus pares, o Caso dos Capitães Enrolados deve servir de alerta para a Polícia Militar implementar sua devassa de cima pra baixo. Já passa da hora dessa providência ser tomada.
Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/posts/2010/08/30/os-anjos-que-roubam-sono-do-coronel-320249.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados. Agradeço a colaboração de todos.