LIGUE AGORA (98)3248-2960 - SEJA UM FRANQUEADO

FRASE DO DIA:

"MAIS VALE LUTAR POR DIGNIDADE ABERTAMENTE, DO QUE SE SUBMETER A CORRUPÇÃO EM SIGILO." Autor desconhecido

terça-feira, 23 de março de 2010

“A fumaça do mal”


É evidente o incômodo que passa as pessoas que convivem com o tabaco, originalmente o uso do tabaco servia como forma de populações distantes de aliviar determinadas necessidades do homem. Com a evolução e a exploração comercial passou a mídia a identificar o tabaco como algo jovem, audacioso, fazendo uma ligação entre o tabaco e o sucesso.
Atualmente após a descoberta do mal que produz as substâncias com a qual é realizada a fabricação dos cigarros iniciou-se uma campanha institucionalizada sobre os malefícios do uso de cigarros. É evidente que ao longo dos anos foi implantada a imagem que o cigarro trazia liberdade, juventude e virilidade aos homens, isso produziu um efeito midiático que se espalhou de forma meteórica por todo o mundo, sem contar com a associação do cigarro a elegância e charme, o que fez com que atingisse também ao público feminino.
É claro através de várias pesquisas que o uso do cigarro traz diversos malefícios as pessoas, segundo o site: http://www.orientacoesmedicas.com.br/apagueocigarro2.asp:
“As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer. As estimativas sobre a incidência e mortalidade por câncer no Brasil, publicadas anualmente pelo INCA indicam que, em 2003, 22.085 pessoas deverão adoecer de câncer de pulmão (15.165 entre homens e 6.920 entre mulheres) causando cerca de 16.230 mortes. Desse total de óbitos, 11.315 deverão ocorrer entre os homens e 4.915 entre mulheres. Porém, ao parar de fumar, o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo.”

Ainda hoje observamos adolescentes fumando, mas é notório que em relação às décadas de 80 e 90, o índice de uso do cigarro diminuiu consideravelmente, isto pode ser associado a campanhas educativas governamentais, a educação que é repassada nas escolas e a consciência de muitos pais que sabendo dos danos provocados pelo uso contínuo do cigarro, quando viciados evitam utilizá-los próximo aos seus filhos ou em ambientes fechados. Outro fator importante para a diminuição crescente do uso do tabaco é orientação as gestantes sobre os malefícios e possíveis danos a recém nascidos. A nicotina principal substância utilizada na fabricação de cigarros é considerada uma droga extremamente poderosa, atuando no sistema nervoso central tal como a cocaína, sendo até mais perigosa, pois atinge o cérebro em apenas sete segundos, enquanto que a cocaína atinge em nove a dez segundos.
É claro que o poder que emerge de grandes empresas tabagistas e da arrecadação que é realizada através de impostos, faz com que se torne difícil a criminalização do uso do tabaco, uma vez existir um contexto mundial sobre essa pratica. Observa-se que a melhor maneira de conseguir diminuir o uso insdiscriminalizado dessa substância entorpecente é utilizar-se dos meios oficiais e realizar constantemente campanhas antitabagistas, incentivando nas crianças a importância de se combater o fumo e mostrando constantemente todos os riscos e males a saúde que podem ser ocasionados pelo uso do tabaco.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados. Agradeço a colaboração de todos.