LIGUE AGORA (98)3248-2960 - SEJA UM FRANQUEADO

FRASE DO DIA:

"MAIS VALE LUTAR POR DIGNIDADE ABERTAMENTE, DO QUE SE SUBMETER A CORRUPÇÃO EM SIGILO." Autor desconhecido

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PM do Rio treina tiros com sistema virtual


A Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro vai ganhar um upgrade em seu treinamento: está previsto para chegar no segundo semestre um sistema de simulação interativa que retrata a realidade das favelas em um ambiente virtual. Esse mesmo sistema já está disponível em Manaus (AM) e a previsão de custo para instalação do projeto é de R$ 3 milhões.
O processo que desenvolve o ambiente é o mesmo do cotidiano das autoridades armadas: abordagem do suspeito, tentativa de rendição dialogada e, mediante a falha e o eventual confronto, os disparos, que podem, naturalmente, acertar ou errar o alvo. A tecnologia abrange uma cobertura de 360º do usuário, e todos os elementos do cenário são reproduzidos em tamanho real, logo, a pontaria da PM para ser vencedora no "joguinho de tiro" terá que ser próxima da perfeição.
O curioso é que as armas utilizadas na sessão são reais, ao passo que a munição é trocada (cilindros de gás para pistolas e armas de pequeno porte, gás carbônico para as maiores, como fuzis). No eventual erro do disparo e um tiro recebido pelo inimigo, um cinto acoplado à cintura do oficial dá um leve choque para simular o impacto, seguido de um alerta dizendo que o policial "morreu".
Ao que tudo indica, o principal objetivo desse novo sistema é aprimorar o policiamento nacional para os eventos esportivos vindouros: a Copa de 2014 é um exemplo. O turismo em ditos eventos aumenta consideravelmente, o que inevitavelmente trará a necessidade de uma força policial mais representativa nas ruas a fim de evitar o aumento desenfreado da criminalidade.

Fonte: http://tecnologia.br.msn.com/noticias/artigo.aspx?cp-documentid=23415859

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados. Agradeço a colaboração de todos.