LIGUE AGORA (98)3248-2960 - SEJA UM FRANQUEADO

FRASE DO DIA:

"MAIS VALE LUTAR POR DIGNIDADE ABERTAMENTE, DO QUE SE SUBMETER A CORRUPÇÃO EM SIGILO." Autor desconhecido

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Agentes de trânsito exigem mais condições


Os agentes municipais de trânsito de São Luís realizaram manifestação na Avenida Guajajaras, na manhã de ontem, reivindicando melhores condições de trabalho. Segundo a categoria, há pelo menos dois anos eles não recebem fardamento, razão pela qual trabalham utilizando uniformes rasgados, botas descoladas e bonés sem padronização. Os agentes alegam, também, sofrer assédio moral e punições.

Conforme informou uma das agentes, que não quis se identificar, temendo represálias, o fardamento da categoria deveria ser renovado a cada seis meses, mas isso não ocorre há pelo menos dois anos. Para evitar colocar agentes maltrapilhos nas avenidas da capital, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estaria desviando-os de suas funções. "Muitos de nós somos realocados em funções administrativas, pois não temos condições de ir para as ruas com as roupas rasgadas, mas não recebemos o diferencial de salários que temos direito, pois mudamos de função".

Outro agente de trânsito que preferiu não ser identificado disse que eles são punidos sempre que reclamam das condições de trabalho. "Nós passamos o dia todo em pé, sob o sol forte. Acho que pelo menos nos pontos da capital onde há agentes fixos deveria haver cabines protetoras para os momentos em que o trânsito estivesse mais calmo, assim não ficaríamos sob o sol. Mas, se reclamamos, eles nos colocam em pontos mais críticos de São Luís como forma de punição", alegou o agente de trânsito. Segundo os diversos agentes presentes na manifestação, os punidos são locados na Cohab e no Anil, onde o fluxo de veículos é maior e o trabalho mais estressante.

Após realizarem protesto na Avenida Guajajaras, os agentes seguiram para o pátio da SMTT, reunindo-se a seguir no auditório do órgão, com o intuito de conseguir uma audiência com o secretário Ribamar Oliveira, que, no momento, de acordo com assessoria de comunicação da secretaria, não estava no local.

O presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de São Luís (Sindtrânsito), Francisco Paulo Araújo, informou que constantemente os agentes reclamam de assédio moral, falta de auxílio jurídico, de punições sofridas em razão de reivindicações das condições mínimas de trabalho e de falta de autonomia para agir. "Estamos lutando para conseguir os recursos mínimos necessários para a execução de nosso trabalho. Nós não somos reconhecidos, nem valorizados, além de estarmos submetidos a condições degradantes de trabalho", considerou.


Mais

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que, percebendo a necessidade de novos fardamentos, deu início ao processo licitatório. E esclarece, ainda, que os fardamentos já estão em fase de produção e prova pelos agentes de trânsito.

Fonte: http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2009/10/20/pagina163457.asp

Um comentário:

  1. É triste a realidade como os nossos profissionais de segurança são tratados, salvo raras exceções, como o caso da Polícia Federal que é o exemplo de polícia e que todos nós seguimos como parâmetro. Acredito que só pode emitir comentário quem já trabalhou na atividade e tive a oportunidade de trabalhar no trânsito quando aspirante e 2º Tenente do BPTRAN, oras é evidente que o agente de trânsito tem um desgaste muito maior em seu uniforme e é necessário que este receba o seu fardamento. O trabalho no trânsito e extressante, provoca diversos males a saúde e temos que concordar que extremamente relevante para toda a sociedade. Estejam certos amigos agentes de trânsito estamos solidários com sua situação e esperamos que sua classe como toda a classe dos profissionais de segurança sejam respeitadas. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados. Agradeço a colaboração de todos.