LIGUE AGORA (98)3248-2960 - SEJA UM FRANQUEADO

FRASE DO DIA:

"MAIS VALE LUTAR POR DIGNIDADE ABERTAMENTE, DO QUE SE SUBMETER A CORRUPÇÃO EM SIGILO." Autor desconhecido

terça-feira, 22 de junho de 2010

O LÍDER QUE PRECISAMOS


O verdadeiro líder não é um ditador, não precisa massacrar as pessoas, não é um assediador moral, utilizando-se de abuso do poder. O verdadeiro líder não é aquele que consegue gerir com regras imposicionistas, e se acha responsável pelas vitórias alcançadas glorificando-se como senhores da razão quando há resultados positivos, havendo resultados negativos se exime da culpa, resultando e responsabilizando pelos resultados negativos aos seus liderados.
O verdadeiro líder não chefia, convence e induz as pessoas de sua convivência com fatos e argumentos lógicos, consegue enxergar além daquilo que os olhos percebe, motiva os vencidos a serem vencedores, e compartilha o troféu da vitória com todos e mesmo com aqueles que supostamente não tiveram os méritos.
O verdadeiro líder é aquele que mesmo sem ser forjado para liderar alcança a soberania de conseguir motivar as pessoas, é certo que um indivíduo nasce com esta predisposição, mas não é capaz de concretizá-la, se realmente não sair da inércia e do comodismo. Líderes são necessários, e estes precisam ser construídos aproveitando-se a sua própria capacidade, observem que “muitos dos esquizofrênicos e neuróticos são assim porque não tiveram a oportunidade de desenvolver a sua capacidade de liderança foram tolhidos de sua capacidade e vieram a entrar em depressão chegando às vezes ao transtorno mental.” (Meneghetti, A – A Psicologia do Líder . POA 1996 pág. 26).
Os líderes são necessários não para locupletar seus anseios pessoais, mas sim para alcançar os objetivos sociais de determinadas categorias profissionais, as vontades do líder são para alcançar objetivos comuns e conseguir alcançar os desejos da categoria que representa, algumas máximas são claras quanto aos homens, vejamos:
“O homem é a medida de todas as coisas” de Parmênides; “Conheça-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo” de Sócrates; "O homem é lobo do próprio homem" (Sartre); "O homem, este Desconhecido" (Alexis Carrel), "O Homem Unidimensional" (Marcuse).
O grande desafio do líder não é convencer as pessoas, e sim conhecer a si próprio, não é vencer o outro, mas superar-se e não deixar o orgulho e a arrogância sobrepor aos objetivos de seus liderados, devendo continuamente superar a ignorância, e ampliar os limites de sua consciência desgarrando de velhos paradigmas, para alcançar o bem comum e respeitando a natureza humana. O Segredo do líder é conhecer a si mesmo, saber o que faz e ser legítimo em suas buscas.
A verdadeira liderança deve ser exercida através de exemplos, e líderes são necessários para a condução e a vitória dos seus liderados. Os líderes militares estão desaparecendo talvez em virtude da formação de chefia, dos baixos salários, do remorso da ditadura ou pela simples antipatia que alguns possuem pelo regime.
Enfim, precisamos rever os nossos líderes, e ser líder é dar exemplo de conduta moral e de atitudes, ser líder é uma responsabilidade que não lhe é atribuída, e sim conquistada através de exemplos, principalmente perseverança e acreditar que podemos fazer o melhor para a nossa comunidade.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados. Agradeço a colaboração de todos.